quinta-feira, 25 de junho de 2015

Massacre em Little Bighorn

No dia 25 de junho de 1876, uma coalizão de guerreiros Sioux das tribos Lakota, Cheyenne do norte e Arapaho, liderados por Touro Sentado e Cavalo Louco, combateram a 7ª Cavalaria do exército americano perto do rio Little Bighorn, no estado de Montana.

Na segunda metade do século XIX americanos vindos do leste começaram a se estabelecer no interior do país, pelos mais variados motivos (um deles, a promessa do governo americano em ceder terras públicas aos cidadãos que se comprometessem a ocupá-las e torná-las produtivas). Obviamente essas terras não estavam desocupadas: nas Grandes Planícies no norte do país diversas tribos iam e vinham caçando bisões ali havia cerca de 9 mil anos. Naquela época, eram dominadas principalmente por tribos Sioux.

Nessa região existe uma serra chamada Black Hills (He Sápa, em Sioux Lakota), considerada sagrada pelos nativos, mas que aos poucos vinha sendo explorada por garimpeiros atrás de rumores da existência de ouro. Em 1874, o general George Custer, um veterano da Guerra Civil de grande renome, anunciou oficialmente a descoberta de ouro ali, iniciando grande fluxo de garimpeiros e colonos em direção às Black Hills. Além da ocupação irregular nas colinas, colonos americanos atacavam os rebanhos remanescentes de bisões, principal fonte de alimento e proteção contra o frio dos Sioux, para remover sua valiosa pele, deixando montanhas de carcaças a apodrecer nos campos. Os nativos consideravam essa atividade uma afronta ao tratado de Fort Laramie, assinado após uma embaraçosa derrota do exército diante dos Lakota Oglala comandados por Nuvem Vermelha, e onde o governo dos Estados Unidos se comprometia a respeitar a autonomia da reserva indígena definida na ocasião, sobretudo as Black Hills. As ações do governo para deter o fluxo de mineradores foram tímidas.

Em 1875 uma delegação liderada por Cauda Pintada, dos Minneconjou, acompanhado do próprio Nuvem Vermelha e Chifre Solitário, signatários de Fort Laramie, foi a Washington se reunir com o presidente Ulysses Grant, exigindo a retirada dos colonos brancos de seu território. Como o Congresso fez uma contra-proposta de comprar as terras e realocar as tribos locais em uma reserva em Oklahoma, a comitiva se retirou insultada. Sem uma solução (mas sem o aval de seus chefes), em breve começariam os ataques a garimpos, fazendas, e caravanas. Uma estrada de ferro, a Northern Pacific Railroad, foi traçada para passar por dentro de território Lakota, e as obras estavam paradas por causa das hostilidades. Os guerreiros Touro Sentado, dos Hunkpapa, e Cavalo Louco, dos Lakota Oglala, se tornaram os líderes mais notórios dos bandos hostis aos colonos.

Para evitar uma declaração de guerra unilateral, o governo enviou, pelos funcionários das suas agências de assuntos indígenas, uma ordem para que todos os Sioux retornassem para a sua reserva no fim de janeiro de 1876, ou que enfrentassem ação militar. Parte atendeu o chamado, mas muitos ficaram imobilizados pelo inverno e não puderam comparecer a tempo. O bando de Touro Sentado simplesmente não mandou notícia, e isso já era esperado. Por causa disso, os Estados Unidos declararam guerra aos nativos.

Custer, liderando a 7ª Cavalaria, foi encarregado de patrulhar os vales dos rios Rosebud e Little Bighorn. Rosebud era um foco importante de resistência, onde o bando liderado por Cavalo Louco contivera uma coluna de cerca de 1300 homens sob o General George Crook no dia 17 de junho. Na manhã de 25 de junho, um batedor indígena avistou do alto de um morro uma grande aldeia perto do rio Little Bighorn Era uma aldeia formada por Lakota, Cheyenne do norte e Arapaho, três das maiores tribos das planícies. Custer divisou um ataque surpresa, e organizou seus homens em três batalhões. Em seguida, um vigia e o próprio Custer foram ao ponto de observação e tiveram dificuldade em localizar a aldeia, mas conseguiam ver ao longe as fogueiras dos soldados. Assumindo que seu acampamento seria visível também pelos índios, e com a notícia de que batedores viram guerreiros seguindo sua trilha, ele se apressou em lançar o ataque imediatamente.

Custer subestimou o número e a posição do inimigo. A companhia de Custer tinha 647 homens e havia sido planejada para lidar com o bando de Touro Sentado, que se imaginava ter 800 guerreiros montados. O que ele não sabia é que essa estimativa era acurada no inverno, quando a campanha foi planejada. Inspirados pelos assaltos bem sucedidos, muitos jovens se uniram ao bando durante a primavera, chegando a provavelmente mais de 2000 guerreiros.

O primeiro movimento foi um avanço de cavalaria até a boca do rio Reno (batizado em homenagem ao comandante desse pelotão), onde soldados abriram fogo a esmo sobre a aldeia, esperando atrair os guerreiros. Eles teriam matado ali mulheres e crianças, parentes de Bile, o chefe local. Após 20 minutos, cerca de 500 guerreiros se posicionaram no seu flanco esquerdo, e embora só tivessem uma baixa, os soldados recuaram para uma colina. Um reforço veio em seguida, sob comando do capitão Benteen, que estava passando por perto em uma missão de reconhecimento e recebera uma mensagem para se unir a Custer. As duas colunas passaram a tarde se posicionando para proteger os feridos de Reno, ouvindo um pesado tiroteio vindo do norte, mas sem visão do que estava acontecendo.

O tiroteio vinha de onde estava colocada a coluna comandada por Custer. Ele teria enviado Reno para uma primeira carga para atrair os guerreiros para fora da aldeia, enquanto ele avançaria com seus 210 homens para atacá-la sem resistência. Porém, como Reno ficou isolado, os guerreiros de Touro Sentado e Cavalo Louco se voltaram para a coluna de Custer, que tentava atravessar o Little Bighorn para alcançar a aldeia, sem proteção. O próprio Custer teria sido alvejado no início do ataque (os Cheyenne defendem que foi uma guerreira chamada em português Mulher Estrada Filhote de Bisão, ou Brava Mulher que derrubou Custer do seu cavalo). Os cavaleiros precisavam desmontar para proteger os feridos, que caíam rapidamente sob o fogo intenso. É possível que Custer tenha encontrado resistência ao longo do rio e optado por recuar para uma colina próxima antes de cair (que viria a ser conhecida como Colina do Confronto Final, Last Stand Hill), mas impedido de tomar uma posição defensiva por causa do grupo que deixava o ataque a Reno e Benteen.

Sem liderança, os soldados tentavam abrir caminho para fugir, apenas para regressar sob fogo. O pelotão de Cavalo Doido desbaratou o último foco de resistência organizada, e os indígenas passaram a perseguir e executar todos que ainda podiam correr. Ao fim da tarde, encurralados, absolutamente todos os homens de Custer estavam mortos. Toda a batalha é recontada em conjectura e com base em relatos de indígenas que podem ou não tê-la testemunhado, porque nenhum soldado americano a presenciou e sobreviveu para escrever um relatório. Os homens de Reno só vieram a ter noção do que havia acontecido quando, contornando o morro, viram os Lakota atirando nos últimos moribundos no chão. Durante a noite, e no dia seguinte, Touro Sentado e Cavalo Louco atacaram Reno e Benteen entrincheirados no morro, mas acabaram recuando quando chegaram reforços da terceira coluna organizada por Custer no dia anterior.

O massacre em Little Bighorn foi recebido com choque. Nos próximos meses a ação militar recrudesceria na área, e a guerra contra os índios duraria, de maneira intermitente, até a "desforra" no massacre em Wounded Knee em 1890. A grande congregação de Lakota, Cheyenne e Arapaho acabaria se dissolvendo por questões práticas - o pasto era incapaz de alimentar toda a sua montaria, e a caça se tornava escassa para alimentar toda aquela população. Desarticulados, desalojados e famintos, os indígenas não ofereceriam mais muita resistência. Sob a ameaça de terem suas rações cortadas, os líderes das tribos que viviam em reserva aceitariam um tratado de paz que cederia as Black Hills à jurisdição federal - até hoje os Sioux repudiam o acordo como ilegítimo e em 1980 chegaram a recusar uma generosa compensação em dinheiro. Touro Sentado fugiria para o Canadá, e mais tarde se juntaria à trupe de Buffalo Bill e seu famoso show itinerante. Cavalo Louco se entregou em meados de 1877, e sua rendição deu fim à guerra contra os Sioux de 1876-1877. Ele acabaria morto sob custódia.

Tanto George Custer como Touro Sentado e Cavalo Louco se tornariam parte da cultura popular americana, retratados, parodiados e emulados em livros, pinturas, filmes, desenhos animados, brinquedos e video games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário